É muito comum encontrarmos notícias alarmistas sobre o tão temido Mercúrio Retrógrado, mas o fato é que ele não é tão ruim assim. Saiba agora como tirar proveito deste período que pode sim ser muito produtivo!
O que é o Mercúrio Retrógrado?
Primeiramente, é preciso esclarecer que nenhum planeta do Sistema Solar “anda para trás”, ou seja, o movimento de retrogradação é uma ilusão de ótica do ponto de vista de quem observa os planetas aqui da Terra. Segundo Claudia Lisboa, “a impressão que se tem é de que em determinado momento os planetas param de evoluir, começam a retroceder, passam um tempo indo no sentido inverso ao seu movimento natural – denominado direto -, param novamente e retomam seu caminho até a próxima retrogradação.”
Outro ponto importante a destacar é que não é só Mercúrio que nos dá essa impressão de retrogradação, todos os planetas retrogradam, com exceção da Terra que é de onde observamos o céu.
Mas se todos os planetas retrogradam, por que só ouvimos falar de Mercúrio?
Toda retrogradação vira notícia nos meios de comunicação astrológicos, mas nós vemos mais notícias sobre a retrogradação de Mercúrio porque é o planeta que retrograda com maior frequência, em média três vezes ao ano. E cada retrogradação dura, em média, três semanas.
E porque Mercúrio é o planeta regente dos signo de Gêmeos e Virgem, e consequentemente é o regente natural das casas três e seis do mapa astral. Por tais casas representarem as comunicações, os deslocamentos, o raciocínio, as negociações e a nossa vida diária, a retrogradação de Mercúrio pode causar contratempos e mal entendidos nessas áreas que são tão importantes no nosso dia a dia.
Como tirar proveito deste período?
Como já dissemos Mercúrio é o regente natural das áreas do nosso mapa natal referente às comunicações, aos deslocamentos, ao raciocínio, às negociações e à nossa vida diária. Sabendo com antecedência que Mercúrio ficará retrógrado durante certo período, podemos adiar a assinatura de contratos e negociações importantes, usando este tempo para reler, revisar e reanalisar tal acordo quantas vezes forem necessárias. Podemos também adiar conversas importantes e tomadas de decisão que podem ter consequências a longo prazo, utilizando este tempo para reavaliar os pontos a serem abordados, os prós e contras, e a real necessidade de tal atitude. Podemos planejar viagens e deslocamentos diários com antecedência, prevendo possíveis atrasos e questões burocráticas que possam afetar a viagem. E o mais importante, podemos aproveitar estes três períodos do ano para diminuir o ritmo, rever nossa vida e nos planejar para o futuro.
A retrogradação de Mercúrio pode ser diferente para cada pessoa?
Sim, A retrogradação de Mercúrio pode ser diferente para cada pessoa. Quem tem o Ascendente em Gêmeos ou Virgem, costumam ser mais afetados pela retrogradação de Mercúrio. O signo em que Mercúrio está no momento da retrogradação também pode afetar as pessoas de forma diferente. E dependendo de onde Mercúrio se encontra e de quais casas estão no signo de Gêmeos ou Virgem no seu mapa natal, tal retrogradação poderá atingir outras áreas da sua vida.
Por isso é tão importante marcar consultas astrológicas anuais para conhecer melhor seu mapa natal e saber quando e que áreas da sua vida serão afetadas pelas retrogradações, não só de Mercúrio, mas de todos os outros planetas.
Próximas retrogradações de Mercúrio
Anote na sua agenda quando Mercúrio estará retrógrado novamente e esteja preparada para este período:
- Entre 5 e 28 de agosto de 2024
- Entre 25 de novembro e 15 de dezembro de 2024
- Entre 15 de março e 7 de abril de 2025
- Entre 18 de julho e 11 de agosto de 2025
- Entre 9 e 29 de novembro de 2025.